O TEMPO DE DEUS

o-tempo-de-deus“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1

O tempo é algo muito interessante de ser analisado. Neste novo tempo (Nova Etapa) que estamos passando fiquei meditando sobre o tempo e o Espírito Santo falou muito comigo. Por isso, desejo compartilhar com você.

Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos.

Chronos ou Khronos (em grego ??????, que significa ‘tempo’; em latim Chronus) era a personificação do tempo. 

Kairos (??????) é uma antiga palavra grega que significa “o momento certo” ou “oportuno”.

Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, esse último é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. É usada também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, o “tempo de Deus”, enquanto chronos é de natureza quantitativa, o “tempo dos homens”.

Em Sintese pode-se dizer que o tempo (chronos) humano (medido) é descrito em horas e suas divisões e anos em suas divisões. Enquanto que o termo Kairós que descreve “o tempo de Deus” não pode ser medido e sim vivido…

Acontece que vivemos num mundo onde o tempo é Chronos. Mas, temos que estar submissos ao Kairós de Deus. Em tudo em nossas vidas podemos ficar presos no Cronos e deixar de vivenciar o Kairós. Por exemplo:

Passado – Quanto tempo você e eu passamos pensando no passado?Pensamos em nossas frustrações, decepções, mágoas, desapontamentos… ou até mesmo sucessos, acertos, momentos felizes, conquistas.  Dependendo do saldo deste passado podemos nos motivar ou desmotivar isso é diferente para cada indivíduo.

Futuro – Da mesma forma, quanto tempo passamos pensando no futuro? Fazemos planos, imaginamos conquistas, já elaboramos tudo como se tivesse acontecido e se envolve dinheiro neste planejamento até já gastamos todo recurso sonhado.

Presente – Bom o presente é o presente, o que dizer sobre isso. Porém, viver bem o presente é o que mais nos aproxima do Kairós de Deus pois não caimos no erro de ficar presos no passado e nem de sonhar aquilo que não é devido.

Pensar no passado é bom… fazer uma auto análise melhor ainda acertar/aprender com  os erros/acertos, seu ou do próximo, melhor ainda. Pensar no futuro,  sonhar/planejar é ótimo e deve ser feito.

Agora à lição que o Espirito Santo quer trazer:

Se ignoramos o presente podemos ficar presos no passado (derrotas e vitórias) e espelhar o futuro no passado. Por exemplo:

Uma pessoa que obteve algum tipo de sucesso (expressivo) e vive pensando neste sucesso (passado) ao projetar o(s) plano(s) do futuro nesta experiência ignorando o presente, muito  provavelmente no presente estará atropelando muitas etapas necessárias para chegar ao futuro de sucesso. Sei que fui meio “filósofo” neste momento mas pare e pense comigo. Isso é facilmente analisado quando pessoas neste perfil levantam as conquistas do passado revelando todo orgulho e soberba desta conquista fazendo menção do futuro (beirando a sensaçao de ser inatingível) se tornando uma pessoa que “beira” à soberba e orgulho (por causa das “suas ” conquistas). Nesta tragetória esquecemos que o Deus do passado, presente e futuro  é o Deus do Kairós e só se vive o Kairós se aprender com o passado, projetar o futuro porém viver BEM (conforme o plano de Deus) no presente.

Quando comecei a meditar nisso quase que pirei, porém é a realidade. O Filho só faz aquilo que vê o Pai fazer. Quantas vezes levantei a bandeira do passado de sucesso para convencer sobre o plano do futuro e ignorei o presente “atropelando” (manipulando, subjulgando, impondo, não amando) aqueles que me cercam? 

Por isso a pergunta fica: ONDE VOCÊ VIVE? No passado? No futuro? No presente? Aprenda com o passado (reconhecendo aquele que deu à vitória e permita ser curado das feridas. Permita os sonhos de Deus para o futuro mas acima de tudo viva o presente dando um passo de cada vez e descubra que ao dar os passos, orientado pelo Espirito Santo, o KAIRÓS de Deus acontecerá na sua vida.

No amor do PAI,

CELSO BERTONI

Adicionar aos favoritos o permalink.

7 Responses to O TEMPO DE DEUS

  1. izabel araujo diz:

    oiew

    celso

    MUITO LEGAL A PALAVRA .DEUS ABENÇOE SUA VIDA
    ESTOU APREDENDO A VIVER O KAIRÓS DE DEUS .OBRIGADA

  2. Thaís diz:

    Olá Celso,
    Não sei se vai lembrar de mim, mas eu frequentava a igreja OBPC -Ipiranga. Agora voltei a ir na igreja onde conheci Jesus e fui batizada .

    Olha foi muito de Deus mesmo essa palavra, era tudo que eu estava buscando de Deus e veio como flecha certeira no meu coração. Quero te agradecer, de coração, permitir que Deus te use MAIS UMA VEZ …!!!

    Que Deus continue te abençoando, te honrando, te fortalecendo e te dando muito sabedoria e discernimento do Teu Reino.

    Beijo,

    Thaís =)

  3. cacau diz:

    CELSO, MUITO BOM O SEU ESTUDO E SUA EXPERIENCIA NESSE ARTIGO, TUDO HAVER …. MUITO BOM… HHAHAHA SAUDADES DE VCS, ESPERO QUE ESTEJAM BEM

  4. Reuel diz:

    e ae Celso !!! show de bola a palavra , maravilha mesmo !!! um grande abraço e bjos pra vcs
    Reuel

  5. nildacescato diz:

    È isso ai meu querido Celso.
    HOJE É O DIA PARA SER VIVIDO INTENSAMENTE O QUE O PAPAI TEM PREPARADO.
    Muito verdadeira essa palavra.
    Obrigada por compartilhar.
    bjussssssss prá toda família.
    amo voces.

  6. Monica diz:

    Eita Celso….
    Grande aprendizado esse lance de tempo viu….é ter paciiência,desenvolver relacionamento com Deus e ser tratado na grande totaildade de nosso ser.
    Beijim

  7. João Batista Weinem diz:

    É isso aí Celso, este foi um grande ensinamento que Jesus nos deixou. Nosso dia-a-dia em meio a tanta correria, cobranças, etc, tenta nos tirar deste propósito, mas graças a Deus, tenho conseguido manter-me dando um passo de cada vez e somente fazendo o que o Pai orientar.
    Valeu a palavra, Deus te abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>